Regulamento

REGULAMENTO CAMPANHA DE IDEIAS 2018

 

O objetivo da Campanha de Ideias é engajar os colaboradores da Ditec, visando o aproveitamento do potencial criativo e de colaboração das pessoas para a proposição de ideias mediante um desafio de inovação.

 

  1. PÚBLICO-ALVO

 

O público-alvo da Campanha são todos os funcionários da ativa da Diretoria de Tecnologia e funcionários convidados.

 

  1. O DESAFIO

 

O Desafio para essa Edição da Campanha:

 

QUE SOLUÇÃO DIGITAL NOSSA EMPRESA DEVE CRIAR PARA CUIDAR DO QUE É VALIOSO PARA AS PESSOAS?

 

Os funcionários serão desafiados a apresentar soluções digitais criativas para atender às necessidades dos clientes e cuidar do que é valioso para as pessoas.

 

A solução deve ser, preferencialmente, algo (processo, serviço, produto) que ainda não é feito pelo Banco no Brasil. Vale propor ideias relativas a outros segmentos de mercado, não há limite para a imaginação, afinal, somos muito mais que um banco.

 

O objetivo é reunir novas soluções para satisfazer nossos clientes, para atrair clientes de outros bancos e novos clientes, não bancarizados, de empresas de outros segmentos.

 

  • CRONOGRAMA

 

22/10 Lançamento Campanha de Ideias
22/10 a 26/10 Fase para inscrição das ideias na Comunidade InovAtuAção
22/10 a 31/10 Votação das 30 melhores ideias
01/11 Divulgação das 30 ideias mais votadas
29/10 a 05/11 Período de inscrições para o Hackathon
06/11 Divulgação dos funcionários selecionados para apresentar a ideia no Hackathon e da ideia vencedora da Campanha
12/11 Divulgação das 10 ideias escolhidas para o Hackathon
12 a 14/11 Hackathon
14/11 Pitch final, premiação da Campanha de Ideias e do Hackathon e Evento de Encerramento

 

 

  1. Forma de participação

A participação na Campanha de Ideias será exclusivamente por meio de um processo de colaboração e consistirá na postagem de ideias em ambiente web, disponível na Intranet, na ferramenta Conecte BB, por meio da comunidade “InovAtuAção”. A Comunidade também poderá ser acessada através no blog inova.ditec.labbs.com.br

Na comunidade “InovAtuAção” e no blog estarão disponíveis o regulamento e as orientações para postagem das ideias no Blog de Ideias.

Os participantes, independente de participarem como autores de ideias na Campanha, podem votar e postar comentários de forma a agregar contribuições às ideias propostas. A identidade dos comentários é pública e as citações devem respeitar os Termos e Condições Gerais de Participação.

As colaborações serão mediadas por facilitadores, aos quais cabe o papel de incentivar e mediar as discussões.

As ideias passarão por uma pré-seleção, que será feita através da indicação das 30 (trinta) ideias mais votadas para passarem para a próxima etapa, na qual serão avaliadas por um Comitê composto por integrantes da Diretoria de Tecnologia e de outras Unidades Estratégicas relacionadas aos temas das ideias propostas.

Cada participante poderá votar em até 5 (cinco) ideias, podendo alterar seus votos até o término da campanha.

Não há limite de número de ideias ou comentários por participante.

  1. Prazo para inscrição das ideias

O prazo destinado à inscrição das ideias será de 5 (cinco) dias corridos, iniciando este prazo às 7 horas do dia 22 de outubro e encerrando às 23:59 horas do dia 26 de outubro de 2018.  Durante este período, o sistema da comunidade “InovAtuAção” ficará disponível 24 horas por dia.

O prazo estipulado acima vale para as postagens de ideias.

  • Prazo para votação das ideias

O prazo destinado à votação das melhores ideias será de 8 (oito) dias, iniciando este prazo às 00:00 hora do dia 22 de outubro e encerrando às 23:59 horas do dia 31 de outubro de 2018.

Durante o período adicional de votação (de 29/10 a 31/10), o sistema da comunidade “InovatuAÇÃO” ficará disponível 24 horas por dia e poderão ser feitas postagens de comentários, mas não mais de ideias.

Após o término do prazo estipulado acima, o Blog de Ideias será “congelado”, não sendo mais permitida a postagem de ideias, comentários ou votos.

 

  • Seleção

 

As 30 (trinta) ideias mais votadas na Comunidade serão avaliadas por um Comitê formado por integrantes da Diretoria de Tecnologia e outras Unidades Estratégicas, quanto à adesão das propostas aos critérios da Campanha e à Estratégia Corporativa.

 

Serão escolhidas 10 (dez) ideias para serem apresentadas aos inscritos no Hackathon, que poderão ser desenvolvidas no Evento de acordo com os critérios de seleção e habilidades dos times formados.

 

Os critérios para escolha das ideias serão os seguintes:

 

– Aderência ao desafio (foco no cliente)

– Alinhamento à estratégia corporativa

– Potencial de disrupção (ineditismo, potencial de inovação e impacto competitivo)

– Capacidade de desenvolvimento (exequibilidade)

– Potencial de retorno financeiro (resultados esperados e potencial de retorno financeiro)

 

Além das 10 (dez) ideias selecionadas, uma ideia será escolhida a vencedora, respeitados os critérios acima.

 

  1. Termos e Condições Gerais de Participação

A ideia ou comentário, a ser incluído, é publicado automaticamente no Blog de Ideias. Deste modo, antes de confirmar a inclusão, o funcionário deverá observar as regras a seguir e as disposições do Código de Ética do Banco do Brasil (IN 382-1).

  1. Conteúdo e Direitos

As ideias e comentários cadastrados pelos participantes passam a integrar automaticamente o Portfólio de Ideias de propriedade do Banco do Brasil. A qualquer momento, essas ideias poderão ser aproveitadas no processo de inovação da empresa.

Qualquer informação coletada no decorrer da Campanha é livre para ser utilizada e divulgada pela DITEC, tais como ideias, comentários e anexos (incluindo quaisquer modificações) sem o ônus de royalties ou restrições.

Os comentários inseridos pelos participantes no espaço colaborativo não representam necessariamente a opinião do Banco do Brasil.

A identidade dos autores e coautores das ideias é pública durante a execução da atividade colaborativa e também posteriormente, sem, contudo, implicar direitos comerciais aos mesmos.

Toda e qualquer sugestão de alteração ou complementação da ideia original, efetuada via comentário, passa a fazer parte da mesma. Caso o comentário resulte em uma contribuição significativa, de modo que a ideia original faça mais sentido com o comentário agregado, conforme avaliação da Comissão Organizadora, o autor do comentário será considerado coautor da ideia.

  1. X) Comissão Organizadora

A Comissão Organizadora, formada por funcionários da Divisão de Gestão da Inovação em TI da Diretoria de Tecnologia, é responsável pela condução da Campanha em todas as suas etapas e atuará como facilitadora do processo de ideação.

  1. XI) Comitê Julgador

A avaliação das ideias ficará a cargo de integrantes da Diretoria de Tecnologia, com conhecimentos e experiência em tecnologia, gestão da inovação, gestão de projetos e análise de negócios.

XII) Reconhecimento

O reconhecimento se dará por meio:

  • Da divulgação, no Portal de Comunicação da Ditec, de matéria com a relação das 30 (trinta) ideias mais votadas;
  • De a no Hackathon e evento de encerramento do InovAtuAção para os autores das 10 (dez) ideias melhor avaliadas pela Comissão Julgadora.
  • As 10 (dez) ideias selecionadas serão apresentadas no Hackathon e poderão ser escolhidas para desenvolvimento no evento.

XIII) Da premiação 

O autor da melhor ideia será premiado com um treinamento relacionado à área de tecnologia no valor de até R$5.000,00 (cinco mil reais), a ser contratado no primeiro semestre de 2019, em território nacional, com deslocamento e hospedagens pagos pelo Banco do Brasil.

XIV) Aceitação das regras

Os participantes outorgam ao Banco do Brasil S.A. o direito de divulgar e utilizar ideias, comentários e sugestões postadas, tanto em ambientes internos como externos, sem ônus de royalties ou restrições.

A participação na Campanha de Ideias 2018, em todas as suas fases, pressupõe a total aceitação das normas deste regulamento, cabendo ao Banco do Brasil a alteração de qualquer item, caso seja necessário, mas sem prejuízo para o participante.

 

  1. XV) Disposições gerais

Os participantes concordam em autorizar o eventual uso de sua imagem, som de voz e nome em TV, filmes, vídeos, fotos e cartazes, anúncios em jornais, revistas, ou qualquer outro meio para divulgação da participação na Campanha, sem qualquer ônus para o Banco do Brasil.

A eventual implantação da ideia por qualquer área do Banco do Brasil não necessitará de prévia autorização dos autores e coautores da ideia, bem como dos colaboradores que atuarem em qualquer estágio de sua maturação ou desenvolvimento, nem lhes darão direitos a qualquer remuneração ou gratificação adicional.

Serão desclassificados, automaticamente, os participantes que não obedecerem às informações contidas no regulamento.

Os participantes da Comissão Organizadora, e os Gerentes Executivos poderão participar da Campanha, mas estarão automaticamente excluídos das ações de reconhecimento que envolvam recompensa financeira, exceto brindes, caso, oportunamente, as mesmas forem previstas no decorrer da Campanha.

Eventuais críticas, dúvidas e sugestões sobre a campanha devem ser encaminhadas com o assunto “Campanha de Ideias” para o e-mail ditec.gesti.inovacao@bb.com.br e serão apreciadas e respondidas pela Comissão Organizadora no prazo de 48 (quarenta e oito) horas úteis, de modo que não será permitido utilizar o espaço destinado à postagem de ideias/sugestões para essa finalidade.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora da Campanha de Ideias.